Top Ad unit 728 × 90

8 Dicas contra Fake News




Com a Pandemia de Coronavírus (Covid-19) as Fake News estão aumentando cada vez mais. As Fake News são uma forma de disseminação de notícias falsas em jornais, revistas, sites e/ou mídias sociais. Este tipo de notícia é publicado com a intenção de enganar, com manchetes sensacionalistas e falsas para chamar a atenção, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos.

Mas, como saber se as notícias que você tem visto são realmente verdadeiras ou não? Para lhe ajudar com isso confira algumas dicas.

1 – Não Compartilhe - Não compartilhe ou encaminhe nenhuma notícia/mensagem sem saber se é verdadeira.

2 – Confira em mais sites – Jogue o título da matéria, o nome da pessoa, ou outras informações importantes da notícia no Google e confira se existem outros sites falando a mesma coisa. Se encontrar só aquele primeiro que viu, ou seja, só uma fonte para a notícia, desconfie.

3 – Pesquise a credibilidade do site – Examine o histórico de matérias do site ou rede social que publicou a informação. Veja se eles já publicaram notícias falsas e o que as pessoas falam sobre eles.

4 – Desconfie de muitos adjetivos – Quando a esmola é demais até o santo desconfia.  Esse ditado é o melhor para esse caso. Se o texto tiver muitos adjetivos (palavra que acrescenta uma qualidade), tanto falando bem quanto mal desconfie. Jornalistas sérios normalmente informam sem colocar adjetivos demais.
5 – Vá além da manchete – Leia o texto todo e não só a chamada, preste atenção em todas as informações que ele contém, antes de compartilhar e comentar sobre ele. 

6 – Faça uma busca reversa da imagem – Para fazer isso, entre no Google imagens, clique no item câmera dentro do campo de busca e coloque a imagem que quer pesquisar. Assim vai aparecer todos os sites e redes sociais onde ela aparece.

7 – Acesse os sites que encontram boatos – Entre em sites que verificam se as notícias são falsas ou verdadeiras. Os dois sites mais famosos são o E-Farsas e o Boatos.org.

8 – Pense aonde a pessoa trabalha - Muitas das notícias falsas são sobre os artistas ou empresas. Por exemplo, se a notícia fala da morte de um ator, pense em qual emissora de TV ele trabalha. Confira no site dessa emissora a notícia, com certeza se for verdadeira o canal vai informar.







Fontes: Nexo e Wikipédia

8 Dicas contra Fake News Reviewed by Ester Ellwanger on 19:21:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Blog da +e2 © 2015 - 2016
Powered By Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.